top of page

GATILHOS MENTAIS PARA AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

  • Foto do escritor: Agência Prime
    Agência Prime
  • 28 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

Já imaginou se para qualquer decisão do nosso cotidiano precisássemos pensar em cada pequeno detalhe? Para respirar, por exemplo, teríamos que planejar as ações “agora puxe o ar”, “infle os pulmões”, “agora coloque o ar para fora”. Só de imaginar, o cérebro já cansa. Para facilitar e filtrar o que realmente é importante ou não, o nosso sistema nervoso usa uma série de mecanismos para tomar decisões. É assim que os gatilhos mentais agem no nosso cérebro, eles são diretrizes que nos ajudam a não precisar refletir sobre cada tomada de decisão.

Muitas vezes você já viu um curso sendo divulgado com as seguintes informações “vagas limitadas” ou “restam poucas vagas”. Aposto, que a primeira coisa que você pensa é que precisa reservar logo a sua vaga ou então vai perder a oportunidade. O mesmo vale para produtos, palestras, eventos. Esse é o gatilho mental da escassez, super útil e funcional.

Outro gatilho famoso é o da antecipação, pois ele ajuda a criar expectativas para o futuro. Vamos citar o exemplo da Apple, uma marca que investe pesado neste gatilho. Ela criou um evento anual exclusivo para divulgar as novidades que ainda vão surgir, tudo isso para deixar o público esperando pela data do lançamento. Após o evento, a marca compartilha uma prévia dos lançamentos nas redes sociais, desta forma, estimulando aquele “burburinho” entre os usuários.

Existe ainda o gatilho da reciprocidade, um dos mais nobres que existe. É um gatilho excelente para as marcas que desejam criar conexão emocional. Porém, antes de aplicá-lo, é preciso conhecer muito bem o público-alvo, para conseguir – de fato – entregar algo relevante para ele. Citamos como exemplo, empresas que oferecem dicas de decoração direcionadas ao seu público. Inconscientemente elas criam nas pessoas a necessidade de possuir determinado objeto para complementar o seu ambiente.

Existem muitos outros gatilhos mentais que podem ser aplicados nas estratégias de Marketing, cada um direcionado conforme os seus objetivos.

Realmente, os estímulos mentais facilitam a tomada de decisão. E, se aplicados da maneira correta podem engajar as pessoas, fazendo com que elas executem uma ação que trará inúmeros benefícios à sua empresa.

 
 
 

Comments


bottom of page