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  • Foto do escritorAgência Prime

ENCANTE COM STORYTELLING

Storytelling é uma ferramenta muito utilizada no Marketing e na Publicidade. Compartilhando ideias, conhecimentos e demais interesses, através de uma narrativa, você estreita a relação entre a sua marca e seu consumidor final. De forma resumida, storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. É um método que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta, ou seja, o storytelling tem um caráter muito mais persuasivo do que invasivo.

O objetivo de contar uma história é encantar e cativar uma audiência, certo? Logo, é importante conhecer muito bem o seu público-alvo para que a mensagem seja a mais assertiva possível.

Quando a sua marca tem uma narrativa interessante e apresenta o seu produto de maneira leve, o seu potencial cliente fica mais próximo do seu negócio. O estreitamento da relação entre as duas partes envolvidas no processo gera o engajamento necessário para alavancar vendas de uma maneira indireta, subjetiva e muito mais emocional – com uma produção de conteúdo mais leve e direto.

O storytelling possui um forte apelo emocional, uma variável constante nos processos de compra no mercado B2C (sigla que define a transação comercial entre uma empresa e o consumidor final). Ao contar uma história, você desperta gatilhos mentais nas pessoas que estão assistindo. Esse é um processo totalmente emocional que influencia na decisão das pessoas.

Um case de sucesso para exemplificar, é a Coca-Cola – que cria uma atmosfera motivacional em todas as suas campanhas. A empresa vende felicidade e o desejo de revolução pessoal e, implicitamente, leva o seu produto até mesmo para pessoas que admitem os malefícios do refrigerante para a saúde.

Quando estudar o seu público-alvo, você saberá o momento e a maneira certa de investir em storytelling. Lembrando sempre que não existem regras para a sua criação e, sim, que ela seja atrativa ao seu potencial cliente e que também engaje o público com a sua marca ou produto.

Realmente o storytelling é uma ferramenta de persuasão, que influencia as pessoas a fazerem negócio com você e também passam a ter a sua marca como referência no mercado.

Deixo aqui uma dica extra: Tenha sempre uma estratégia junto ao seu storytelling. Pense da seguinte maneira: História + Estratégia = Sucesso!

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